Cultura Inicia Oficina De Cinema Experimental
Cultura Inicia Oficina De Cinema Experimental

Graças ao obturador, cada pedaço do filme registrava uma imagem, que chamamos até hoje de “fotograma”. Nas câmeras de vídeo digital, os fotogramas correspondem, grosso modo, aos arquivos individuais de imagem que vemos quando damos um “pause” na imagem contínua. O mais importante é fazer com que o aluno consiga associar o filme com os conteúdos estudados em sala e seja capaz de ter um pensamento crítico sobre ele, apontando, por exemplo, pontos interessantes e elementos que mereciam melhoria em relação ao conteúdo. Especialista em preservação sonora e audiovisual, é mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ , especialista em Cinema Documentário pela mesma instituição, possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Podemos acompanhar que durante o filme há uma inversão, o vínculo de Kevin em relação à mãe é de hostilidade e ao pai de benevolência. O filme não é relatado de forma cronológica, utiliza-se de flashbacks para remontar a história de Eva e Kevin, ou seja, mãe e filho. Podemos acompanhar esta densa relação e quanto à mesma “constrói” a personalidade de Kevin, que demonstra sinalizar em sua mais tenra infância que algo lhe falta (e também à mãe) na relação mãe-filho, que permita estruturá-lo. “Os Construtores”, o curta-metragem produzido na Oficia de Cinema do IV Festival de Cinema de Trancoso, realizado no distrito no sul da Bahia em novembro de 2021, acaba de ser selecionado para exibição no Festival de Cinema de Nova Iorque , que acontecerá em junho de 2022. O curta foi filmado nos pátios da Trancoso Madeiras e em plano sequência, ou seja, sem cortes e com 50 pessoas em cena. Os participantes são dos distritos de Trancoso, Arraial d´Ajuda, Caraíva, Itabela e de Porto Seguro.

noções básicas da estrutura de um filme

Cursos

Quem saber mais sobre algum curso da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp ou por E-mail. A carreira de um longa-metragem é um pouco melhor, no que diz respeito à distribuição. Se o filme for visto em um festival e interessar a alguma distribuidora, ele pode ser exibido em cinemas, para um público mais amplo, e recuperar um pouco do investimento com a renda da bilheteria. Entrar em cartaz no circuito comercial também amplia as chances de um cineasta ser contratado para novos trabalhos – uma série de TV, por exemplo.

As questões que surgem da interatividade e do corpo à luz das artes digitais. A história do cinema e do audiovisual e sua relação com a literatura. O universo das adaptações literárias.

Eles colocavam o filme virgem (que ainda não recebeu a imagem) dentro da câmera e, com o auxílio de uma manivela, “rodavam” o filme até ele acabar, o que geralmente acontecia depois de um minuto. À medida que o filme passava na frente da objetiva, era exposto à luz.

Roteiro Para Filmes E Séries

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada. Selecione a oficina desejada e faça sua inscrição através deste link.

Enquanto no Plano Sequência a câmera costuma seguir os personagens em um percurso, com alterações de espaço, no Plano Longo geralmente a câmera permanece num mesmo local. Ao cemitério, pelo caixão no cemitério, quando começa a transbordar de água segundo a visão de uma das personagens, e pela saudação coletiva com os lenços brancos erguidos no ar. Todas essas cenas compõem uma única sequência, a do enterro de Dona Carmelita. Veja, no GIF animado abaixo, um trecho do filme Psicose com 3 planos consecutivos da famosa cena do banho. Quando o filme estiver finalizado, como impulsionar sua carreira no mercado?

Mostra Celebra Centenário Da Semana De Arte Moderna

A direção tem a tarefa de fazer aquela mágica, aquele encantamento de que já falamos antes, de modo que o filme provoque risos, ou lágrimas, ou que pelo menos seja thomas shelby acompanhado com interesse até o fim. Sem direção, um filme não tem alma, é só um corpo que anda sem razão, um morto-vivo idiota que merece um tiro de misericórdia.

A análise fílmica e a perspectiva histórica e sociológica. A criação de imagens e a reflexão teórica sobre a sociedade. A constituição do cinema narrativo clássico. Os regimes estéticos instituídos pelo cinema moderno. O lugar da produção nacional no contexto do cinema clássico. O Sala de Edição, poadcast sobre pós-produção audiovisual, esteve com a gente no Fix it in Post e preparou uma cobertura completa sobre o festival.