Conheça as características do perfil do aluno EAD no Brasil
Conheça as características do perfil do aluno EAD no Brasil

Durante esse período, desligue o celular, feche a caixa de e-mail, as redes sociais e qualquer aba do navegador que não diga respeito ao curso. Com o tempo, você se acostuma a focar somente os estudos e nem notará o passar das horas. Por fim, é de se esperar que esse perfil do aluno de EAD seja tecnológico, afinal, esse estudante está inserido em uma geração que nasceu e/ou vive inserida na tecnologia. Por essa razão, é um aluno que exige da faculdade transparência nos seus processos e, principalmente, muita organização no momento de preparar as aulas e datas do semestre.

O perfil do aluno EaD demonstra que ele busca independência, ou seja, não pode ou prefere não frequentar diariamente uma instituição de ensino para aprender e não quer depender totalmente do professor. Agora que você já sabe qual o perfil do aluno EAD, é importante saber o que pode ser feito para tornar um curso online perfeito para as características e necessidades do estudante. Uma das grandes vantagens do ensino a distância é a flexibilidade do processo de aprendizagem. Por isso, alunos que têm essa característica conseguem tornar o percurso educacional ainda mais fluido.

Qual é o perfil do aluno que busca cursos à distância?

Para ter certeza de que uma instituição oferece um apoio sólido, não hesite em perguntar diretamente como funcionam os atendimentos ao aluno. Muitas vezes, as instituições que realmente investem em suporte acadêmico na pós-graduação fazem questão de mostrar esse diferencial de forma transparente. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação, até 10 de abril de 2025, da suspensão dos processos regulatórios relacionados ao credenciamento de instituições de educação a distância (EaD) e à autorização de cursos nessa modalidade. Em vista disso, a metodologia a ser usada deve ter um caráter multidirecional, na qual o ensino e a aprendizagem sejam interligados pela consciência da proposta pedagógica e o aluno, pois esse é o objetivo-fim de todo e qualquer processo educacional ( BELLONI, 2009 ).

Para se ter uma ideia, a maioria dos ingressantes possuem 21 anos e os concluintes, 31 anos. Com horários estabelecidos e professores em sala, há um modelo diferente de interação e de troca de conhecimento. O conteúdo transmitido ali não fica completamente registrado e, exceto pelos cadernos e livros, o estudante não tem como acessá-lo mais tarde, caso precise.

O AVA atua, neste contexto, como ferramenta para troca de informações, comunicação, interação e também para disponibilização de materiais de estudo, no apoio a essa aprendizagem. Portanto, o planejamento do uso dessas ferramentas deve estar relacionado aos objetivos de aprendizagem e de ensino, às características individuais de cada um dos alunos e também às necessidades coletivas. De acordo com Moran (2007), a educação a distância continua diversificando a oferta dos cursos, com novas propostas de material didático e de interação com novas mídias. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) viabilizaram a disponibilização de conteúdo e a interação entre os envolvidos nessa modalidade de ensino. Ao contrário do que se acredita no senso comum, autodidatas não são gênios por natureza, mas pessoas curiosas, que buscam o conhecimento proativamente.

Essa flexibilidade permite ainda que os alunos longe dos grandes centros tenham acesso a universidades de primeira linha através do ensino EAD. São oferecidas graduação, pós-graduação, MBAs, cursos de atualização dentre outros tipos. O número de novos matriculados nessa modalidade no ensino superior cresceu 21,4% de 2015 a 2016 e representa 28% dos novos alunos. Por outro lado, a quantidade de alunos que entraram em vagas presenciais em faculdades sofreu retração de 3,7% no mesmo período.

Para se ter uma ideia, segundo o Censo Abed, de 2018, haviam cerca de 9 milhões de alunos matriculados no ensino a distância no Brasil. Um fato interessante, ainda de acordo com esse levantamento, é que 9,3% dos estudantes tinham entre 26 e 30 anos, enquanto 37% tinham entre 31 e 40 anos. As IES devem oferecer cursos atualizados, preparar os docentes, fazer uso de sistemas de gestão de documentos eletrônicos, contratar bibliotecas digitais e garantir um processo de ensino-aprendizagem eficiente. O conjunto de habilidades, atitudes, valores e conhecimentos que os professores devem apresentar aos estudantes e mediar o aprendizado deve ser escolhido com foco em alcançar os objetivos previamente determinados.

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Valorizando a flexibilidade e o custo-benefício, ela concluiu uma pós-graduação em CRM - Gestão de Relacionamento com o Cliente em 2023 e atualmente está cursando outra em Liderança e Desenvolvimento Humano. Uma boa instituição oferece um departamento ou equipe de orientação educacional para auxiliar nessa decisão. Essa consultoria prévia evita a frustração de iniciar um curso que não corresponde às suas expectativas ou necessidades. Além disso, outro ponto super importante no que se refere a redução de custos em uma graduação EaD, é que ela tem mensalidades mais acessíveis, em geral. Isso se dá pela não necessidade de uma estrutura física e por poder formar turmas maiores que as dos cursos presenciais.

D2L para Instituições de Capacitação

O perfil do aluno EaD mudou com as transfonações da sociedade, no início da modalidade de educação a distância no Brasil, a maioria dos estudantes era adultos em idade profissional, que precisavam encaixar na rotina de trabalho os estudos. Esses pontos reforçam o compromisso da instituição em proporcionar uma pós-graduação ideal, com foco no desenvolvimento do aluno e na satisfação de suas necessidades acadêmicas. Veja como a Faveni oferece suporte aos alunos em cursos de pós-graduação EAD. Pedagogia e Licenciaturas continuam no topo da lista dos cursos mais procurados, somando 40% do total de matrículas de EAD no país. Isso se deve à expansão do mercado de trabalho, à carência de professors com formação adequada para atuar na Educação Básica e, consequentemente, aos investimentos do governo na educação a distância para formar e qualifcar esses docentes. “Cursos como esses não necessitam de infraestrutura cara para os polos de apoio presencial.

Se a flexibilidade é uma característica tão importante do perfil do aluno EAD no Brasil, é porque os estudantes também trabalham. Um diploma de ensino à distância, hoje, é igualmente valorizado assim como o presencial. As instituições também têm seus cursos EAD avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o que traz ainda mais credibilidade para o ensino.

Qual o perfil do aluno EaD?

Assim, mesmo à distância, o aluno sente-se parte de uma comunidade de aprendizagem. A orientação educacional ajuda você a escolher a especialização que mais se curso online adequa ao seu perfil e objetivos. Sem esse direcionamento, há um risco maior de ingressar em um curso que não atenda às suas necessidades.

“Essa carência que tinha na parte técnica de conhecimento da gestão está sendo muito bem suprida com o aprendizado que estou conseguindo obter por meio da minha atual especialização”, completou Dornellas. Esses critérios de seleção podem ser o diferencial entre um curso meramente “ok” e um programa que realmente agrega valor à sua vida profissional. Para uma educação que pretende se distanciar da tradicional, se faz necessário entender que não existe uma fórmula de aluno, e sim indivíduos que são complexos. Para isso, essa educação deve caminhar para diálogos com a interdisciplinaridade e com a transdisciplinaridade. Com o plano Digital Completo você tem acesso ilimitado ao conteúdo digital de todas as revistas Abril.