Cinema: o que é, características, história e obras marcantes
Cinema: o que é, características, história e obras marcantes

No final da década de 1920, diversas tecnologias modificaram a indústria cinematográfica, como o filme falado e o cinema em cores. A partir da década de 1930, iniciou-se a era de ouro do cinema, quando a sétima arte era a principal forma de entretenimento para a maior parte das pessoas das principais cidades do mundo. A maior parte dos filmes dessa época foi produzida pelos estúdios de Hollywood e utilizada politicamente pelos Estados Unidos. A história do cinema é marcada por muitos avanços e inovações tecnológicas que ocorrem desde a sua criação. Sua história se iniciou, para a maior parte dos historiadores, no dia 28 de novembro de 1895, quando os irmãos Lumiére realizaram a primeira sessão de cinema, em Paris, para um público que pagou pelo ingresso. Os festivais de cinema desempenham um papel importante na promoção da arte cinematográfica, pois são eventos que reúnem cineastas, produtores e críticos de cinema, além de proporcionar uma oportunidade para a exibição de filmes independentes e experimentais.

O cinema como fonte de entretenimento e cultura

Não é possível, no entanto, generalizar, no sentido de imaginar que todas as obras do cinema possuem potencial educativo e/ou emancipatório. Após a audição, o mais provável é que reste ao espectador uma enorme sensação de ausência, marcada pelo aparente estranhamento de uma exposição desconexa de sua realidade e que, por isso, carece de sentido objetivo. Isso não significa necessariamente desonestidade na direção ou produção dos filmes que podem ser encaixados nestas descrições, mas sim que as intenções dos autores foram orientadas a fins instrumentais, cujo o objetivo é de entregar um simples produto para o consumo coletivo. Com o objetivo de embasar a relação entre cinema e educação, este artigo apresenta os resultados de pesquisa teórica desenvolvida com financiamento da FAPESP de 2013 a 2015 e divide-se em duas partes.

Gêneros de filme

Outra inovação que revolucionou a cinematografia foi o desenvolvimento de técnicas que permitiram a gravação e reprodução de filmes coloridos, como a desenvolvida pela empresa estadunidense Technicolor. Nesse processo, um projetor projetava cores em tons de vermelho e outro, em tons de verde, um prisma misturava as cores antes da projeção, criando uma imagem colorida. O processo foi usado em alguns filmes, como The gulf between, de 1917, mas era extremamente caro e foi pouco utilizado. Para a produção de um filme, existem diversas etapas, como produção do roteiro, elaboração dos cenários, figurinos, músicas, filmagens, edição de áudio, de vídeo, entre outras. Todos os profissionais envolvidos nessas diferentes etapas da produção fazem parte da indústria cinematográfica.

Qual é o papel dos festivais de cinema na promoção da arte cinematográfica?

O gênero cinematográfico instrumentaliza a reprodução dos comportamentos culturais dentro de um conjunto de valores socioculturais e linguísticos, atuando como um artefato cultural de ordem simbólica que contribui para a consolidação do imaginário contemporâneo. Pensar a discursividade visual dos filmes é o ponto de partida para tomá-lo como uma face da produção do conhecimento. Atualmente, em tempos de globalização, acreditamos que as formas de aprender e de se desenvolver o conhecimento e o saber são diversas em virtude dos dispositivos didáticos e pedagógicos disponíveis com a sociedade em rede ou, como sociologicamente se convencionou chamar, a "sociedade da informação". Geralmente, os filmes consistem em contar histórias, para as quais se usam atores que interpretam personagens diferentes e cujas ações são gravadas por câmeras. Existem também filmes de animação (com imagens criadas por desenhos ou técnicas digitais) e documentários (que registram eventos reais e não são atuados ou simulados). Os filmes, uma vez terminados, costumam ser exibidos em cinemas ou teatros que recebem grandes quantidades de público.

Para que os esforços possam desfrutar de sucesso, é preciso, entretanto, disposição à reflexão e abertura à possibilidade de discussões críticas, o que exige prática. Se faz necessário confrontar o espírito individualista que insiste em ocupar todas as dimensões de nossas vidas, e que busca objetificar e simplificar a complexa e mutável realidade da qual fazemos parte. Acredito, do mesmo modo que Walter Benjamin, que a verdadeira arte se constitui em uma experiência sensível e reveladora, capaz de proporcionar um possível caminho para superação das experiências hegemônicas e totalitárias. Possibilidades estas que vão além da criação de um Cine-Clube – espaço dedicado para a exibição e discussão de um filme. O cinema pode ser usado em união com diversas tendências do aprendizado, como a gamificação e o aprendizado baseado em projetos. De acordo com Rizzo, pode-se gamificar a produção de um vídeo, por meio da criação uma competição em que os alunos devem buscar, num prazo determinado, personagens do seu bairro para contar uma história.

O que o cinema proporciona?

"Cinema" também é o nome dado às salas onde os filmes são projetados, bem como às indústrias que os produzem. “É possível que cenas de violência percebidas como significativas, comoventes e que provocam reflexões possam gerar empatia com vítimas, admiração por atos de coragem e beleza moral diante da violência, ou auto-reflexão a respeito de impulsos violentos”, explica a pesquisadora Anne Bartsch. O Cinema, considerado como agente histórico, pode ser por isto compreendido mais propriamente como um feixe de agentes históricos diversos – e se ele permite um estudo sistematizado das relações políticas, permite também um estudo acurado das práticas e representações culturais. O filme The jazz singer, em português “O cantor de jazz”, foi o primeiro filme falado da história. O código abarcava dois campos principais, “o que não deveria ser mostrado nos filmes” e “o que deveria ser evitado”.

Os filmes, obras cinematográficas, são compostos por sequências de fotogramas projetados rapidamente, criando a ilusão de movimento devido à persistência da visão. Por fim, cinema é o nome do espaço físico equipado com uma tela grande onde os filmes são projetados, que também tem assentos para que os espectadores possam se sentar. Em geral, os cinemas oferecem outros serviços que complementam a experiência, como a venda de doces. Sérgio Rizzo – Mesmo quando você está fazendo uma atividade puramente reflexiva como a do Cine-Clube, colocando minhoca na cabeça de todo mundo, acredito que deixamos um aprendizado.

A inclusão de vozes diversificadas em todas as áreas de produção de filmes é uma das melhores maneiras de criar um cinema verdadeiramente representativo e significativo que reflete a realidade da sociedade atual. A concepção de cinema elaborada por Benjamin (1985) opunha-se, em partes, a construção materializada por Adorno e Horkheimer. Para Benjamin, o cinema inaugurou uma nova relação entre as multidões e a arte, ao reproduzir o caráter coletivo do homem moderno, e por isso deve ser pensado dialeticamente. Apenas nesta segunda função, o cinema poderia ser pensado como um veículo que permite a tomada do autoconhecimento das massas, desde que esteja a serviço dos interesses da coletividade. É por esse motivo que o cinema foi um instrumento utilizado por governos nacionalistas para produzir um sentido ideológico da história e como propaganda institucional. As formas de representações instrumentalizadas na linguagem cinematográfica facilitam o processo de alienação social, por contribuir para a formação do imaginário coletivo através dos processos de representações sociais presentes no discurso fílmico.

O que se fundamenta, portanto, não é o cinema em si, mas a perspectivação de sua dimensão educativa. Os procedimentos metodológicos adotados para o levantamento bibliográfico que serviu de base às explanações das abordagens sobre cinema e educação que ora se seguem não tiveram a pretensão de abranger a totalidade dos estudos sobre o tema. Optou-se, de outro modo, por rastrear em periódicos nacionais e em livros uma série de publicações relacionando cinema e educação, das quais privilegiei, para expor as tendências mais visíveis nos estudos da área, as que julguei mais significativas, tendo em vista alguns critérios. Inicialmente, não tive a intenção de mapear todos os estudos nem quantificá-los; também não objetivei compor um panorama que apresentasse toda a gama de perspectivas.

Esta sucessão tem que ser maior que 18 pictogramas (ou pequenas imagens), pois de outro modo, a sequência de projeção aparece ao olho humano como um processo recortado e não contínuo. Sem querer, pensando no Cine-Clube e na gamificação, nós tratamos de braços bem distintos do audiovisual. Primeiro porque o cine-clube envolve recepção crítica e segundo porque quando colocamos os pés na ideia da produção, já estamos no plano da realização, que é o domínio da linguagem audiovisual como um tipo de expressão do nosso tempo.

Filmes como "O Vagabundo" (1915), "O Grande Ditador" (1940), "Nosferatu" (1922) e "Metropolis" (1927) se tornaram clássicos atemporais, apreciados até hoje. A era do cinema mudo se estendeu de 1895, com a primeira exibição pública, até o final da década de 1920, com a introdução do cinema sonoro. Desde seus primórdios com o cinema mudo até os avanços tecnológicos do cinema digital, o cinema percorreu uma jornada de constante evolução. Essa jornada continua a se desenrolar, com novas tecnologias e tendências emergindo a cada dia.

Filmes como "Cidadão Kane" (1941), "Casablanca" (1942) e "E o Vento Levou" (1939) se tornaram clássicos atemporais, demonstrando o potencial do som para contar histórias. É uma das formas mais populares de entretenimento e comunicação em todo o mundo, envolvendo uma ampla gama de estilos, Filmes Online HD Grátis gêneros e abordagens. Por outro lado, quando um grupo é representado de forma positiva e realista, isso pode ajudar a desconstruir estereótipos e promover a diversidade. Use nosso conteúdo livremente para expandir seus conhecimentos, e não esqueça de referenciar, sempre que possível.

Como forma de registrar (registar) acontecimentos ou de narrar histórias, o cinema é considerado uma arte, denominada sétima arte, desde a publicação, em 1911, do Manifesto das Sete Artes do teórico italiano Ricciotto Canudo. A relação entre cinema e artes visuais remonta à criação do próprio cinema e pode ser identificada em seu desenvolvimento e nas suas infindáveis reestruturações. Que cinema parte de refletida dedicação, enquanto artes visuais partem de gestos e impulsos. A partir da década de 1930, foi criado o Código Hays, composto por uma série de normas para a produção de filmes nos Estados Unidos. O código foi criado pela Associação dos Produtores e Distribuidores de Filmes da América, que, na época, era chefiada por Will Hays, por isso o código ficou conhecido por esse nome, embora oficialmente fosse chamado de Código de Produção de Cinema.