Fora isso, esse material esquenta rapidamente, o que faz com que os alimentos cozinhem mais rápido. Devido ao fato de, atualmente, as panelas serem feitas de diversos materiais, conhecer um pouco deles é algo fundamental, pois isso te ajuda na hora de escolher qual melhor se encaixa às suas necessidades. Para uma cozinha completa, o conjunto de panelas cerâmicas se torna a melhor alternativa já que o jogo muitas vezes conta com frigideira, leiteira e até panela de pressão de cerâmica. As panelas que são fabricadas 100% com cerâmica, podem apresentar pequenos elementos, como tampa e cabo, de outros materiais. Já as panelas revestidas de cerâmica apresentam apenas uma camada de revestimento cerâmico em seu interior ou exterior. A panela inox é feita de aço inoxidável, que é, basicamente, uma liga metálica de ferro com cromo.
Geralmente feito a partir de alumínio fundido, esse é um tipo de panela que serve para o preparo de refeições em grande quantidade ou de alimentos que exigem um longo tempo de cozimento. Por isso, a panela de pressão é ideal no preparo de grãos como feijão, lentilha, grão-de-bico, carnes, mandioca e milho, que geralmente demoram muito mais em outros modelos de panela. Ela reduz o tempo de cozimento dos alimentos, por deixá-los sob pressão no vapor e em alta temperatura. As de boa qualidade levam uma camada de esmalte especial resistente às altas temperaturas e imune a germes e bactérias.
Algumas pessoas possuem deficiência desse nutriente e usam as panelas de ferro grande para preparar os alimentos e assim normalizar os níveis de ferro no organismo. A história mais comum é que a panela de ferro surgiu na China, aproximadamente a dois mil anos atrás, que nessa época o ferro fundido era muito utilizado para fabricar utensílios de cozinha. Segundo os historiadores, a indústria da cerâmica teve seu início na pré-história, quando o homem passou a dominar o fogo e aprendeu a endurecer o barro no calor das chamas. Desde então, o processo de fabricação de panelas, utensílios e vasilhas de cerâmica foi cada vez mais intensificado e modernizado. Saber mais sobre o material das panelas é fundamental, visto que alguns, apesar de possuírem longa durabilidade e serem atóxicos, são mais caros, como por exemplo a pedra sabão, a porcelana, a cerâmica e o titânio. O titânio caracteriza-se por ser muito leve, não oxidar e ser muito resistente, possuindo longa durabilidade, sendo por isso que ele é um dos materiais mais caros disponíveis no mercado.
Quais são as vantagens e desvantagens de usar a panela de cerâmica?
Dessa forma, confira a seguir mais detalhes sobre os diversos materiais de panelas. Somos uma marca de legítimas Panela de barro Capixaba, nossas panela de barro tem a qualidade e durabilidade pois são todas feitas no Espirito panelas wok Santo com a argila apropriado que só se encontra no estado do Espirito Santo. No caso de panelas com revestimento cerâmico, use utensílios de silicone, bambu ou plástico na hora de cozinhar, para evitar arranhões.
Lista de Utensílios de Cozinha Completa
Por isso, são resistentes à corrosão, ferrugem e ao desgaste do uso no dia a dia. São vários os tipos de panelas disponíveis no mercado, em formatos e materiais diversos. Por isso, para você encontrar o conjunto perfeito para equipar sua cozinha, apresentamos as principais características e recomendações dos diferentes materiais usados na fabricação das panelas.
PRECISA DE AJUDA?
Estas são as antigas panelas feitas de uma chapa fina de metal esmaltado conhecido como Ágata. Pesquisas realizadas em Israel afirmaram que a tinta presente em panelas não certificadas pode conter chumbo ou cádmio, que se desprendem durante o preparo dos alimentos. As desvantagens são o seu peso, que dificulta o manuseio e a fragilidade, semelhante ao que acontece com as panelas de ferro. Por manter o calor constante, é excelente para pratos de cozimento mais lento, como feijão, lentilha, sopas e carnes.
O titânio é um material muito usado na indústria também para revestir panelas de cobre. Apesar de mais caras que as outras panelas, o investimento vale muito a pena, já que são fáceis de limpar, antiaderentes e conservadoras de calor. Na hora de cozinhar é preciso ficar atento e cuidar para não queimar a comida, em razão do rápido aquecimento das panelas de vidro.
Para começar a produzir qualquer tipo de panela você precisa fazer o molde dela antes, e no caso das panelas de ferro não é diferente. A única diferença é que esse molde é feito com um tipo específico de areia, conhecida como areia virgem. Assim como as panelas em aço inox, é preciso ter cuidado na hora de usá-las ou evitar armazenar alimentos na panela, pois pode haver liberação de resíduos de níquel. No entanto, ao comprar um conjunto de panelas inox, tenha o cuidado de ferver água algumas vezes antes de usá-la para cozinhar. Isso deve ser feito para que qualquer material ou resíduo de níquel seja eliminado da panela.
Outra característica das panelas feitas de ferro é que elas são naturalmente antiaderentes, assim você pode usar colheres de metal, aço inox ou alumínio na hora de cozinhar. Além disso, o barro é um material que, quando descartado, se decompõe totalmente e por isso é melhor para o meio-ambiente. As panelas de teflon ou panelas antiaderentes são opções bem utilizadas e conhecidas por exigir uma menor quantidade de óleo no preparo dos alimentos ou até mesmo dispensar o uso de gorduras.
Depois que o ferro esfriar, o molde é desmontado e a areia pode ser reciclada. A parte da moldagem da panela de ferro traz uma certa unicidade para cada peça. Afinal de contas, a forma de areia nunca é exatamente reutilizada da mesma maneira, assim cada panela é fisicamente diferente uma da outra. Ela está disponível em uma variedade de cores e estilos para combinar com a decoração do ambiente. Ao adquirir essas panelas, tente conservá-las ao máximo, já que a reciclagem ainda não é possível para tais materiais.
Enfim, agende uma visita agora mesmo a uma fábrica de panelas de barro em Guarapari. Além disso, a pedra sabão é um material que retém calor aos poucos, por isso demora para aquecer e, depois, para esfriar. Dessa forma, ela não é recomendada para fazer frituras, visto que pode queimar o óleo. Outra característica desse material é que ele não pode ser usado no fogo alto, pois isso pode fazer com que a panela fique manchada e esquentar seu cabo, fazendo com que seja necessário usar luvas para manuseá-la. Para começar, evite usar palha de aço e produtos abrasivos como álcool e água sanitária. Agora, caso seja necessário recorrer a uma limpeza mais intensa para retirada de manchas, nossa dica é apostar no uso do vinagre e do bicarbonato de sódio.

