Os pilares da Psicanalise: quais os principais?
Os pilares da Psicanalise: quais os principais?

Para ele nem sempre temos consciência da causa de nossas enfermidades, sejam elas física ou mental. Nessa fase, o menino começa a sentir desejo pela mãe, e ódio e ciúme pelo pai. Nas meninas ocorre o processo inverso, que é o complexo de Electra, em que há o desejo pelo pai e a raiva é dirigida contra a mãe.

Para exemplificar, pense em todas as vezes que você disse “a partir de amanhã não vou mais fazer X coisa” e se pegou repetindo o comportamento sem perceber. É preciso que se avaliem as propostas de diversos psicanalistas para que se chegue a uma conclusão mais rica. Numa comparação, Freud está para a psicanálise assim como Sócrates está para a filosofia. A psicose, por sua vez, distingue-se da neurose pela incapacidade do indivíduo perceber o que é e o que não é real. A pulsão pelo prazer é presente nos indivíduos desde muito cedo, e ao longo da infância vai se transformando. Quando o bebê nasce, o ato de sucção não apenas o alimenta, como também lhe dá prazer.

Ao falar de Psicanálise, ou de Joyce, ele inevitavelmente está falando de si mesmo. Assim como um psicanalista que conta um caso clínico fala de si, e como um paciente que fala do seu dia também o faz. O convite está sempre aberto para a escrita de outras interpretações da Psicanálise. Os fundamentos da psicanálise psicanálise elaboram uma perspectiva rica e complexa a respeito da mente humana. Por meio dessas diretrizes, conseguimos entender melhor a razão de ser da humanidade e esclarecer nossas falhas, virtudes e aspirações. Em uma mente equilibrada o ego recalca os impulsos do id ao mesmo tempo que impõe limites ao poder do superego.

Quais são os fundamentos da psicanálise?

A Psicanálise de Lacan

A grande contribuição de Freud foi demonstrar que o “indivíduo” é, na verdade, dividido. Em seu Dicionário, Laplanche & Pontalis definem um conceito como o mais importante para a Psicanálise. Ou seja, sem este conceito, a Psicanálise não seria tão relevante e diferenciada em relação a outras linhas de pensamento.

Sistemas do corpo humano

Nisso, pode tratá-lo e ajudá-lo a se livrar dos problemas causados pela mente danificada. Tudo acontece com a permissão do indivíduo, já que isso colabora aos resultados. Neste ponto se dá a repressão de impulsos sexuais e origem à construção do pensamento lógico. A psicanálise freudiana tem como base a relação do "eu consciente" e do "eu inconsciente". Os diversos tipos de transtornos mentais decorrem de questões relacionadas ao inconsciente, possuindo algum tipo de manifestação.

Basicamente, a normalidade se mostra em não apresentar sintomas graves de um desses pilares. Ao mesmo tempo em que se liga com a mãe, inicia uma certa batalha com o pai. Como este tem a atenção da mulher que a criança almeja, o menino passa a enxergá-lo como rival.

Os conceitos fundamentais da psicanálise

Começando entre o 2° e o 3° ano de vida, a criança sente prazer em reter ou expulsar suas fezes. Dentre as consequências do mal desenvolvimento pode haver organização impulsiva, mania de limpeza ou reprimir emoções. Desse modo, conseguirá entender a razão dos distúrbios comportamentais que afetam negativamente uma pessoa.

O mesmo é formado por tudo aquilo que reúne nossas formações, como sintomas, sonhos e atos falhos. Assim, até um simples pesadelo se mostra como uma realização inconsciente de um desejo. O Id é a parte onde nossas vontades, desejos e impulsos primitivos estão guardados.