A importância do desenho no desenvolvimento cognitivo infantil Academia Brasileira de Arte
A importância do desenho no desenvolvimento cognitivo infantil Academia Brasileira de Arte

Ela permite que as crianças explorem seus pensamentos, sentimentos e experiências de forma criativa e não verbal, facilitando a resolução de conflitos internos e a melhora da regulação emocional. A Psicoterapia Infantil Desenho é uma abordagem terapêutica que utiliza o desenho como uma ferramenta de expressão e comunicação para crianças. Por meio da arte, as crianças podem explorar e processar seus sentimentos, pensamentos e experiências de forma criativa e simbólica.

Com isso, ela aprende a seguir um caminho para realizar qualquer tipo de desenho. A gente volta ao básico, inevitável para ensinar bem alguma coisa para as crianças. Ainda estamos longe de tudo se tornar digital, especialmente para aprender a desenhar ou a escrever. O rastreamento com a ponta de um dedo ou com uma caneta não oferece as mesmas sensações que com uma caneta. Alguns aplicativos são úteis para ajudar as crianças a aguçar suas linhas ou reproduzir desenhos em padrões.

Todo esse aprendizado, por sua vez, ocorre por meio da capacidade de percepção, raciocínio, memória, pensamento e comunicação que a criança possui. Se você não quer abusar dos tablets, mas está procurando atividades criativas para promover a aprendizagem de desenho para o seu filho, dê uma olhada na internet. Você pode encontrar os recursos educacionais que estavam faltando para complementar suas aulas.

Como os desenhos animados podem ajudar no desenvolvimento das crianças?9 min de leitura

Dependendo do nível e das habilidades, as atividades de desenho são variadas. Fornecer ao seu filho materiais de desenho apropriados para a sua idade (lápis, pasteis, marcadores, gizes, etc) vai encorajá-lo a aperfeiçoar muitas habilidades. O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão. Por isso, essa é uma das atividades do desenvolvimento infantil que ajuda na destreza manual. Também contribui para o controle muscular e a coordenação olho-mão, o que permite aprender a abrir embalagens, ter força para mexer nos objetos, amarrar o cadarço e, claro, escrever. Isso permite estimular o desenvolvimento motor, estimular a criação de histórias, pensar sobre o ambiente e iniciar a classificação de objetos.

O que a criança desenvolve através do desenho animado?

Como Funciona psicoterapia infantil desenho

Quase toda criança se espelha em alguém quando começa a tomar noção de suas próprias decisões e ações. É comum vê-las copiando atitudes do pai, roupas de amigos que adoram ou até mesmo comendo as refeições favoritas da mãe. Essa mesma situação pode ser observada na relação da criança com seu personagem favorito. Aqui você trata sobre certificados, declarações, faltas, e outros assuntos da sua vida escolar. Utilize este canal para tirar suas dúvidas e consultar valores de nossos cursos presenciais e/ou online.

Qual é o principal objetivo da arte?

É durante essa fase do desenvolvimento infantil que a cognição está mais ativa, sendo lapidada conforme a criança cresce e desenvolve as habilidades necessárias para a vida em sociedade. Por meio do desenho a criança retrata suas experiências na busca da própria identidade, sendo uma forma de expressar o seu dia a dia. Quando a criança desenha, trabalha com a linguagem, conhecimento e imaginação, e isso ajuda na formação da sua subjetividade, além de ser possível identificar como a criança percebe o contexto social e histórico, a qual está inserida. O desenho na infância incentiva a criatividade e permite que a criança expresse seus pensamentos e emoções, ainda que de forma não estruturada.

A partir do momento que uma criança tem a intenção de reproduzir graficamente um modelo evocado, o desenho torna-se uma imitação ou imagem, ainda que a expressão gráfica dela não se assemelhe com o objeto que está sendo desenhado. O desenho e a escrita são manifestações significativas que surgem naturalmente no decorrer do desenvolvimento infantil. Através de pequenos traçados, a criança representa a sua imaginação e determina textos, reproduzindo detalhadamente figuras que se assemelham ao que ela afirma estar representando.

Educação cultural que se pretende com a Proposta Triangular é uma educação crítica do conhecimento construído pelo próprio aluno, com a mediação do professor, acerca do mundo visual e não uma “educação bancária”. A concepção de ensino de Arte como conhecimento, vem sendo destacada como a orientação mais adequada para processo de ensino de Arte na 10 contemporaneidade, pois contribui para o desenvolvimento de crianças, possibilitando a capacidade de ampliar o seu potencial cognitivo e assim conceber e olhar o mundo de modos diferentes (BARBOSA1998, p. 40). O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas idéias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.

Com atividades coletivas, o desenho estimula uma cooperação entre os alunos, trabalhando também com a timidez. O professor deve valorizar essas criações, assim as crianças se sentem motivadas, aumentando sua autoestima e o aprendizado. Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.

De acordo com este autor, o desenho é um registro de tudo que é significativo para a criança, constituindo sua primeira linguagem gráfica na comunicação de experiências, pensamentos e alegrias. Para Derdik (1989) a criança por meio do desenho interage com o meio ambiente, experiencia novas realidades e as compartilha com o mundo. Portanto, o desenho constitui-se para a criança numa atividade total, englobando o conjunto de suas potencialidades, e ao desenhar ela expressa a maneira pela qual se sente existir. O desenvolvimento do potencial criativo na criança seja qual for o tipo de atividade em que ela expresse é essencial ao ciclo inato de crescimento.

Grande parte dos desenhos animados tem como objetivo representar situações cotidianas que a criança habitualmente vivencia — desde um encontro com um coleguinha na escola até o momento do jantar com os pais em casa. Ao ver, Desenhos online nos desenhos, como os personagens se comportam e aprendem lições com outros protagonistas mais velhos, se torna mais fácil para a criança ter seus primeiros entendimentos sobre moral, senso crítico, noção de certo e errado e de bem e mal, além de alertar para consequências de atitudes consideradas inadequadas. “Esse papel é especialmente importante, pois atinge a criança no período da consolidação de valores de forma a ter influência direta na maneira como ela vai enxergar, mapear e marcar sua posição no mundo”, avalia Thelma. Para elaboração do corpo teórico serão utilizados estudos disponíveis em plataformas digitais como Scielo, Google Acadêmico e outras plataformas digitais, bem como também autores como Piaget e Vigotsky como referencias teóricas do desenvolvimento infantil, possibilitando assim compreender com o desenho enquanto recurso pedagógico pode ser utilizado em sala de aula facilitando o desenvolvimento dos alunos. O que muitas vezes pode passar batido é que o desenho também desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo da criança. O interesse em representar o mundo ao seu redor e a curiosidade em aprender mais sobre ele terão um impacto positivo na sua capacidade de adquirir habilidades literárias, como leitura e escrita.

Através do desenho, ela pode expressar sentimentos, desejos, medos e preocupações que, muitas vezes, em seu comportamento habitual, não é possível perceber. Muito tem sido estudado com relação a esse tipo de comunicação não verbal por parte dos infantes. Alguns autores afirmam que o desenho infantil pode ser uma das maneiras de expressão do mundo interno, refletindo a maneira como a criança percebe a si mesma e as pessoas significativamente. No início de seu desenvolvimento cognitivo, o desenho é para a criança uma atividade lúdica, que amplia suas capacidades imaginativas e representativas.

O desenho do Diego, que é primo de Dora, tem características muito próximas do desenho original e, em alguns episódios tanto do primeiro quando deste, ambos fazem participações. A questão de falar outros idiomas e a parte interativa com o público infantil são idênticas, além da trilha sonora. Por isso, é sempre recomendável que os pequeninos assistam a desenhos voltados para um lado mais pedagógico e instrutivo. Uma programação que respeite e proporcione valores positivos, com certeza, trará noções de moral, senso crítico, ética, solidariedade, amizade, amor e preservação do meio ambiente.