Ou, um indivíduo que nasceu com uma vagina deve se portar como uma mulher. Afinal, a definição de gênero está relacionada mais a como uma pessoa se porta e se vê na sociedade, do que ao sexo biológico. Cisgêneros são pessoas que se identificam com o sexo biológico que lhes foi atribuído ao nascer. Elas também se identificam com o padrão normativo de atitudes e comportamentos que a sociedade espera dos gêneros masculino ou feminino. Identidade de gênero é a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino ou de alguma combinação dos dois, independente de sexo biológico. Trata-se da convicção íntima de uma pessoa de ser do gênero masculino (homem) ou do gênero feminino (mulher) (ABGLT, 2010, p. 16).
Diferenças entre gênero e sexualidade
As pessoas transgênero também podem ter diferentes orientações sexuais, assim como as pessoas cisgênero. Além disso, as pessoas transgênero não sofrem de nenhum distúrbio mental, e devem ser respeitadas e reconhecidas pelo gênero que se identificam. A identidade de gênero está historicamente construída de acordo com o que a cultura considera "masculino" ou "feminino" no momento, e estes critérios podem e vão se transformando.
Nos últimos anos, a identidade de gênero tem sido amplamente discutida no Brasil, mas ainda há uma grande desinformação sobre esse assunto, o que gera ainda mais incompreensão e preconceitos. As orientações sexuais podem ser diversas, mas mais comuns são a heterossexual, homossexual, bissexual, assexual e pansexual. As pessoas transgênero podem optar por realizar tratamentos hormonais ou cirúrgicos para adequar o seu corpo ao gênero que se identificam, mas isso não é uma obrigação nem uma condição para ser transgênero. Os pesquisadores afirmam ainda que pode haver uma correlação indireta entre um aumento da circulação desse tipo de discurso de aversão e o aumento dos casos de violência contra mulher. Lembre-se que esses rótulos são indicativos, nunca descritivos, e o que você sente, como o gênero fluido, pode mudar. "O patriarcado oprime as mulheres por causa de seu sexo, não por causa de seu gênero", denuncia Topper.
COMO CONTROLAR A EJACULAÇÃO PRECOCE E DESFRUTAR DE RELAÇÕES SEXUAIS SATISFATÓRIAS
Além de envolver a maneira como a pessoa se enxerga no mundo, engloba também o modo de expressão, como as roupas e a aparência. Um exemplo um tanto simples é o fato das mulheres pintarem as unhas e usarem maquiagem e os homens não. Esses termos, muitas vezes, podem parecer difíceis de compreender, mas se você ainda tiver dúvidas, os profissionais de Conexa Saúde podem ajudar a esclarecer melhor esses aspectos.
Cisgênero
E há pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino. Além disso, algumas pessoas nascem com um gênero biológico que não se encaixa em masculino ou feminino. Devido a combinações genéticas, hormônios, ou outros fatores biológicos, essas pessoas são chamadas de intersexo. É comum homens e mulheres que se identificam como transgênero sofrerem transfobia. O Brasil possui um dos maiores índices de violência contra transexuais, especialmente em locais onde informações básicas sobre identidade de gênero não conseguem chegar. Popularmente, usamos a palavra sexo em vez de gênero para definir se alguém é homem ou mulher.
A proposta defende que qualquer pessoa possa estabelecer seu gênero e que isso seja legalmente reconhecido sem a necessidade de passar por processos médicos ou psicológicos. No centro do debate atual está a batalha para Xvideos estabelecer quem determina o gênero e quais os efeitos que isso tem em termos jurídicos e políticos. Os intensos debates contemporâneos sobre sexo e gênero sugerem que parece haver mais dúvidas do que certezas sobre o tema.
Segundo a OMS, o gênero tem implicações para a saúde ao longo da vida de uma pessoa em termos de normas, papéis e relações. A ideologia de gênero é um termo utilizado por alguns líderes políticos com grande poder na sociedade para atacar os projetos políticos de respeito à diversidade. Nesse contexto, é importante compreender os conflitos de interesses marcados entre os grupos. Diferente da identidade de gênero, a orientação sexual está relacionada ao desejo de uma pessoa por outra. Muitas pessoas confundem a identidade de gênero com a expressão de gênero que, mesmo parecendo similares, não são a mesma coisa.
"Em nossa cultura, sexo e gênero andam juntos e as mulheres são discriminadas por causa da instituição do gênero", disse ele à BBC Mundo. Para ele, o uso da palavra gênero em expressões como "violência de gênero", "enfoque de gênero" e "identidade de gênero" é uma armadilha em que o feminismo caiu nos anos 1990. "Se ficarmos presos nessa contradição de cultura x natureza ou sexo x identidade de gênero, não avançaremos", enfatiza. Diante disso, há vozes que se perguntam se os termos sexo e gênero, como os conhecemos, ainda são válidos.
Portanto, a identidade de gênero é o quanto uma pessoa se identifica como pertencente ao gênero masculino ou feminino. A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se sente em relação aos papéis sociais atribuídos aos gêneros. Antes de apresentá-los, é importante ressaltar que uma pessoa pode expressar mais ou menos características consideradas femininas ou masculinas em todos os casos. A identidade de gênero diz respeito à como uma pessoa se sente em relação ao próprio gênero. Embora, como mencionado anteriormente, o masculino e o feminino sejam os mais reconhecidos, um indivíduo pode se identificar em outra “categoria” de gênero.
A identidade de gênero e a orientação sexual também são frequentemente confundidas, mas é importante esclarecer que esses conceitos também diferem-se entre si. A identidade de gênero não está associada apenas a anatomia dos órgãos genitais de uma pessoa. Na verdade, ela diz respeito à forma como um indivíduo se sente em relação a si mesmo, independentemente das suas condições biológicas. Pensando nisso, elaboramos um artigo para explicar o conceito de identidade de gênero, os diferentes tipos existentes e a importância desse reconhecimento, promovendo respeito e aceitação.
Uma pessoa heterossexual é alguém que sente atração por pessoas do gênero oposto ao seu. Assim, as relações heterossexuais são as que acontecem entre uma mulher e um homem. As pessoas não-binárias também podem ter diferentes orientações sexuais, assim como as pessoas cisgênero e transgênero. Além disso, as pessoas não-binárias também devem ser respeitadas e reconhecidas pelo gênero que se identificam.
Outros fatores como quantidade de testosterona, estrogênio e de cromossomos são responsáveis por informar aos profissionais de medicina qual o sexo biológico de uma pessoa. A ideia de gênero se modificou conforme o tempo, e até hoje, é diferente de acordo com a sociedade que ele se inclui. Apesar de grande parte da humanidade atual enxergar o gênero como algo binário, centrado apenas em homem e mulher, ele vai muito além disso e pode acabar interferindo na maneira como as pessoas se tratam e agem em conjunto. Um termo utilizado por alguns para descrever pessoas que não são transgênero. “Cis-” é um prefixo em latim que significa “no mesmo lado que” e, portanto, é oposto de “trans-” (GLAAD, 2016, p. 11).
Ele inclui papéis e expectativas que a sociedade tem sobre comportamentos, pensamentos e características que acompanham o sexo atribuído a uma pessoa. Uma pessoa com cromossomos XX geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos femininos e, portanto, geralmente é designada como do sexo feminino. O Brasil está no ranking de países que mais matam pessoas trans no mundo todo. Em uma das pesquisas mais recentes, cerca de 175 travestis e mulheres transsexuais foram assassinadas no país apenas pelo fato de serem elas mesmas.