Isso aumenta pontos para um público requintado, além de demonstrar exclusividade pelas reservas. É possível apostar em mistos, queijos quentes e sanduíches diversos para agradar seus clientes. Tortas salgadas e pães de queijo recheados também são exemplos de opções salgadas para compor o seu cardápio. Hmm…lanchinhos são parte indispensável de um cardápio de cafeteria. As opções salgadas são muito amplas e trazem inúmeras possibilidades.
Esse é um bom começo para organizar sua pesquisa e fazer o esboço das características físicas do local. Após escolher a localização, conforme as definições do planejamento, é preciso procurar pelo imóvel certo, e em seguida fazer o projeto técnico. Nessa fase, é importante contar com o auxílio de especialistas, como engenheiros e arquitetos, eles serão os responsáveis pela planta técnica. Neste post, trouxemos ótimas opções para começar a pensar o seu cardápio, além de mostrarmos como criar um cardápio digital e otimizar ainda mais suas vendas.
A ascensão da torrefação doméstica: você pode torrar seu café em casa
Nesse sentido, este é um item que também não é muito barato, mas quando bem feito e bem pensado, venderá os produtos com mais facilidade (retorno a longo prazo). Por exemplo, não dá para colocar a estufa igual do “Zé da esquina” em cima do seu balcão. Então, comece com um cardápio mais enxuto e, aos poucos, acrescente os produtos que você acredita que tem potencial.
Quando estiver desenvolvendo seu cardápio, tome cuidado para não colocar muito esforço em apenas uma seção de produtos e ignorar os demais. A não ser que seu estabelecimento seja especializado, a diversidade de produtos é muito bem vinda! Ela permite que você atenda a diferentes gostos e públicos, criando um cardápio mais equilibrado. Entre eles, um dos mais importantes é o desenvolvimento adequado do cardápio. Embora possa parecer simples, este processo deve ser realizado com muito cuidado, considerando uma série de fatores. Todo mundo sai ganhando, o cliente fica satisfeito ao tirar uma boa foto e você ganha clientes e divulgação nas redes sociais.
Quanto lucra uma cafeteria? Aprenda a fazer o cálculo!
Um diferencial é servir salgados integrais e saudáveis, que são refeições completas e balanceadas para um almoço rápido. Não se esqueça de oferecer a opção de café descafeinado, leite vegetal ou leite sem lactose e inclua essas opções. Descubra o que uma cafeteria serve, o que não pode faltar no cardápio e muito mais. Os produtos que serão oferecidos podem ser grandes diferenciais para uma cafeteria, e ainda podem fazer com que ela se torne referência de qualidade e inspiração para outros empreendedores.
Nomes originais, combos especiais e promoções também ajudam a alcançar um grande número de vendas no começo. Franquias costumam ter a mesma estrutura e localização em centro comerciais e shoppings em diferentes lugares do estado ou cidade, um exemplo é a Starbucks. O estilo de negócio é focado em lugares que funcionam até de noite. Uma das estratégias de decoração é utilizar assentos acolchoados, colocar quadros e plantas para enfeitar o ambiente, ter uma boa iluminação e uma vista agradável.
Incluir produtos para quem segue dietas especiais também é uma ótima proposta para quem quer se diferenciar no mercado. Ao contrário do café gelado tradicional, o cold brew é feito a partir da infusão dos grãos em água fria. Feita a infusão, o café deve “descansar” por um período de 10 a 15 horas, pois é nesse processo de repouso que o café adquire o sabor e a doçura característicos do cold brew coffee.
Em outras palavras, este método de preparo torna-se um produto que pode ser diversificado de várias formas, inclusive existem máquinas que podem te ajudar nisso. Assim, você pode proporcionar, aos seus clientes, experiências diferentes no café coado. Um café bom cardápio de cafeteria é aquele que contém opções diversas de café, bebidas sem café e comidas doces e salgadas. Com os clássicos, você tem garantia de vendas, mas oferecer opções inclusivas também te ajuda a explorar um mercado ainda em crescimento.
Cesta de café da manhã dia dos namorados
Por mais que o seu estoque tenha os melhores produtos, ainda é necessário ir além para que a sua cafeteria alcance o sucesso. Agora que já sabe como fazer o cardápio de uma cafeteria, basta começar uma análise de mercado para ver o que tem funcionado por aí e, a partir disso, decidir o que se encaixa melhor na sua proposta principal. O mundo virtual está cada vez mais presente na vida de todos e disponibilizar um cardápio virtual de café em mídias sociais e fazer campanhas de marketing, pode acabar atraindo clientes de muitos lugares. Com uma boa estratégia e implementações inteligentes dá para aumentar o lucro de uma cafeteria com acompanhamentos simples, ou pequenos adicionais em preparos já existentes. Para começar, o que você acha da ideia de oferecer almoços refinados sob reserva? Pratos como risotos ou nhoques acompanhados de um bom vinho dão um certo tom de bistrô.

