Quais são os eixos da educação infantil?
Quais são os eixos da educação infantil?

Por meio da convivência, os pequenos começam a compreender as diferenças pessoais e culturais, desenvolvendo o senso de coletividade, respeito mútuo, harmonia e acolhimento. A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências. Os campos de experiências integram as experiências cotidianas da criança e os conhecimentos que fazem parte do nosso patrimônio cultural.

As crianças devem passar por experiências que possibilitem fazer observações, manipular objetos, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne uma série de diretrizes e orientações que devem guiar a educação geral básica nas escolas brasileiras. Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. Em Pareceres, por exemplo, a sua escolinha consegue enviar um repote diário das atividades desenvolvidas no dia e de como foi a participação do aluno. Esse campo da experiência trata da importância de inserir a criança em contextos nos quais ela possa se expressar oralmente e também ouvir, tomando parte da cultura oral.

Traços, sons, cores e formas

Assim, os objetivos traçados a partir do campo “O eu, o outro e o nós” demonstram a necessidade de organização, pelo professor, de momentos de educação e de ensino planejados intencionalmente. O ensino de conteúdos, representados neste documento por saberes e conhecimentos, constituem-se um compromisso político com a aprendizagem e com o desenvolvimento das crianças de todas as idades e em qualquer condição social, física, motora, sensorial, cognitiva, de saúde física ou mental. Com o corpo, por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos, as crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o mundo, sobre o universo social e cultural. Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Os Campos de Experiências “constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural” (BRASIL, 2017, p. 38). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que lista as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver nos níveis da educação básica. Ela auxilia na elaboração dos currículos por parte das escolas, que devem contemplar os direitos de aprendizagem e os objetivos a serem alcançados pelos estudantes. Outro conteúdo importante que a BNCC traz é a preocupação com a transição da educação infantil para o ensino fundamental como elemento importante no processo de desenvolvimento das crianças.

Quais são os eixos da BNCC na educação infantil?

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

Esses contextos podem ser grupos de conversas, narrativas criadas individualmente ou em grupo, descrições etc. Vale a pena também planejar desdobramentos possíveis para outras aulas ou mesmo para fora de sala, em atividades extracurriculares, e também formas de engajar as famílias no processo educativo. Outra vantagem é que, quando as crianças têm a oportunidade de se expressarem, a escola consegue a chance de conhecer melhor seus alunos e até descobrir se eles enfrentam algum problema que precise de atenção. O professor e a gestão pedagógica podem criar momentos de fala, rodas de conversa e até aproveitar algumas estratégias de aprendizagem ativa. Afinal, toda criança adora brincar, e tornar esse elemento uma parte chave do ensino faz o aprendizado da sua escola muito mais efetivo.

Se espera dos docentes dedicados a educação infantil o devido preparo para que possam favorecer a construção de novos conhecimentos, que implica em selecionar, organizar, refletir sobre, planejar, mediar e avaliar o conjunto das práticas e interações. Por outro lado, o ensino superior também precisa garantir que os profissionais de educação utilizem a base de forma competente. Por isso, um trabalho conjunto entre as duas equipes – da educação infantil e do ensino fundamental – é fundamental para facilitar a inserção das crianças na nova escola, e é um desafio a ser efetivado. A comunicação das escolas com as famílias também é primordial para que tenham um papel ativo no momento da transição. Relatórios, portfólios ou outros tipos de registros que evidenciem os processos que os meninos e as meninas vivenciaram ao longo de sua trajetória na Educação Infantil, também podem contribuir na construção da história de vida escolar. Para que os direitos de aprendizagem e os campos de experiência determinados pela BNCC na educação infantil sejam explorados com mais eficácia, é fundamental que as famílias também participem.

No ambiente escolar, essa prática deve ser feita com a orientação de perto de um educador preparado, para que uma experiência rica não acabe se tornando uma fonte de bullying ou outros tipos de violência. A criação desse momento de reflexão é essencial para que as crianças realmente experimentem as situações, não apenas reproduzam o que o professor fala. É neste eixo que são promovidas atividades para que o aluno se reconheça como parte de plano de aula educação infantil uma família, que abordam a sua história, sua relação com os amigos e que incentivam descobertas sobre o meio ambiente. O eixo Matemática, como o próprio nome diz, envolve o primeiro contato das crianças com os números. Nas atividades deste eixo, elas trabalharão com diferenças e semelhanças, sequências, contagem e medidas, por exemplo. O eixo Linguagem Oral e Escrita ajuda os estudantes a darem os primeiros passos para a alfabetização.

Conheça os jogos para Educação Infantil que são alinhados à BNCC!

Livres do uso mecanizado dos jogos e conscientes da sua intencionalidade, o trabalho com jogos para Educação Infantil se torna um potente recurso pedagógico. Enquanto linguagem utilizada em sala de aula, consegue atrair o interesse das crianças, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e próximo para os pequenos. Embora seja esperado que as crianças brinquem livremente no ambiente escolar em diversos momentos, a intencionalidade do contexto lúdico é fundamental para que a educação aconteça e o desenvolvimento seja ampliado. O principal objetivo da BNCC para o ensino médio é garantir a permanência e aprendizagem do estudante, que deve se sentir acolhido pela escola.

Deve-se oferecer espaço para elas expressarem sua subjetividade, como verdadeiros protagonistas da própria aprendizagem. Nos últimos anos, escolas de educação básica têm passado por importantes mudanças para atender às demandas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O currículo da Educação Infantil deve estar presente nos projetos político-pedagógicos das instituições, enquanto resultado de uma construção coletiva. Este deve servir para organizar as práticas pedagógicas que acontecem na instituição e que têm o objetivo geral de promover o desenvolvimento humano. Na mesma linha de pensamento, no século XX, ainda com bases religiosas, caberia a família, a Igreja e a sociedade a formação moral da criança, direcionando-a no caminho do bem (OLIVEIRA, 2010).