Arquitetura e Urbanismo e sua importância
Arquitetura e Urbanismo e sua importância

A Casa Ku.Be da Cultura em Movimento é um edifício concebido para acomodar um teatro, espaços esportivos e educativos ao longo de um percurso integrado, onde os usos e atividades vão se sobrepondo de forma a criar um ambiente único e vibrante. A arquitetura do edifício foi concebida de forma a criam um espaço fecundo para interação social, estimulando encontros e diálogos entre os usuários e visitantes. Art. 1º - O ensino superior tem por objetivo a pesquisa, o desenvolvimento das ciências, letras e artes e a formação de profissionais de nível universitário. Art. 2º - O ensino superior indissociável da pesquisa será ministrado planta de casa simples em universidades e, excepcionalmente, em estabelecimentos isolados, organizados como instituições de direito público ou privado. Na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo do curso do Instituto Federal Fluminense, encontra-se duas disciplinas optativas que evidenciam a preocupação com o ensino, pesquisa e com a formação de profissionais reflexivos, criativos e colaborativos; e seu compromisso social. Afastando-se da pesquisa a universidade joga fora a chance de colocar-se como centro do desenvolvimento humano e manter-se como instrumento para a reconstrução do conhecimento inovador, da ética e da reflexão.

Nós, arquitetos, envolvidos com a evolução da qualidade do ambiente construído em um mundo em rápida mudança, acreditamos que tudo que tenha um impacto sobre a maneira em que o ambiente construído é planejado, projetado, fabricado, usado, equipado, configurado e mantido, pertence ao domínio da arquitetura. Nós nos sentimos responsáveis pela melhoria da formação teórica e prática dos futuros arquitetos de forma a lhes permitir responder às expectativas das sociedades do século XXI, em todo o mundo, sobre assentamentos humanos sustentáveis em cada contexto cultural. Pode-se verificar que o docente/pesquisador, a partir da formação de seus alunos, tem papel fundamental na reestruturação de uma nova forma de entender a atual mercantilização da educação superior no Brasil. É fundamental que estes docentes estimulem seus alunos em exercícios técnicos, sociais e éticos visando a formação de profissionais, reflexivos, criativos e colaborativos.

Construindo a Sociedade: A Importância da Arquitetura

Terá também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração. Primeiro, mesmo no professor, pesquisa é coisa peregrina, ainda que cresça a pressão sobre a necessidade de pesquisar, à medida que se exige pós-graduação, sem falar que faz parte da trilogia obscura e piedosa “ensino, pesquisa e extensão”. Sobretudo entidades particulares e mais ainda aquelas que funcionam apenas a noite, contratam como professores pessoas que veem imbuídas da tarefa de ‘dar aula’, e nada fazem além disso, não só porque não tem tempo ou motivação, mas principalmente porque lhes é estranho ou inviável.

Arquitetura e Urbanismo e sua importância para a sociedade

Um exemplo disso é a arquitetura colonial presente em diversas cidades brasileiras, que nos remete à época da colonização portuguesa e nos ajuda a entender nossa história. Essa preocupação em aproximar aluno e profissional de arquitetura e urbanismo ao ensino e pesquisa, já começa a ser evidenciado em alguns projetos pedagógicos no Brasil. Os órgãos de fomento da pesquisa no Brasil começam a evidenciar a importância da integridade ética na pesquisa.

Planejamentos urbanos, que interferem diretamente nas vidas de diferentes classes, na organização da cidade e na rotina dos moradores. Organizações de moradias, das populares às de alto padrão, interferem no cotidiano, no descanso, na integração familiar e até na boa vizinhança. A arquitetura também tem um papel importante na criação de cidades e comunidades que sejam agradáveis e apelativas para se viver, o que pode ter um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas.

Quais são as vantagens e desvantagens de ser um arquiteto?

Os debates referentes à mudança ocorrida nos sistemas de educação superior latino-americanos abordam, principalmente, a ocorrência e os efeitos de dois processos desencadeados nessa região. O primeiro se refere à tendência mercantilizante e utilitarista da universidade pública, em decorrência - poder-se-ia dizer - daquela ocorrida nos países centrais. O segundo está relacionado ao processo de comoditização da educação privada, enquanto da expansão das universidades privadas. Consequentemente, são esses os temas mais debatidos pela literatura dedicada à educação superior na região. Podemos definir que o arquiteto é aquele profissional responsável pelo melhor gerenciamento do espaço enquanto o engenheiro é o profissional responsável pelo melhor sistema de estrutura, seja hidráulico, elétrico, civil, etc.

Que a formação em arquitetura desenvolve a capacidade nos alunos para conceber, projetar, entender e realizar o ato de construção, no contexto da prática da arquitetura que equilibra as tensões entre a emoção, a razão e a intuição dando forma física às necessidades da sociedade e do indivíduo. [...] Que a arquitetura é uma disciplina que usa conhecimentos de ciências humanas, ciências sociais e naturais, tecnologia, ciências ambientais, artes e humanidades. Verifica-se certa dificuldade na implantação de ações para o desenvolvimento da capacidade de arquitetos e urbanistas em resolver problemas principalmente devido à forma ultrapassada de pensar sobre o ensino e aprendizagem de docente e discentes. A origem desta dificuldade está no fato de que, desde a infância, o homem é ensinado e aprende que os pensamentos e as ideias deveriam ser conduzidos exclusivamente pela razão, organização e através das análises da simplificação e não da complexidade. Essa forma de organizar e direcionar o pensamento tem razões históricas e remonta à Revolução Iluminista do século XVII, reconhecido como o século do racionalismo.

A falta de rampas, elevadores e banheiros adaptados ainda é uma realidade em muitos prédios públicos e privados, o que dificulta a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. É importante salientar que para o levantamento do CENSO se considera saneamento adequado quando o domicílio está abastecido com água por rede geral, esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica e lixo coletado diretamente ou indiretamente. Como saneamento semi-adequado quando pelo menos uma forma de saneamento considerada adequado e saneamento inadequado quando todas as formas de saneamento são consideradas inadequadas. O educando é o primeiro agente do processo educativo, é ele quem se educa a si mesmo; ao educador compete apenas estimular e ordenar inteligentemente esse processo, de maneira que não seja anulada a espontaneidade e criatividade do educando; pelo contrário, deve chegar a expressar em forma autenticamente pessoal o seu conteúdo.