CAUDA Período durante o qual sinistros referentes a um determinado contrato de seguros ou cobertura podem ser avisados. CARTEIRA Denominação dada ao conjunto de contratos de seguros, de um mesmo ramo ou de ramos afins, emitidos por uma seguradora ou cobertos por um ressegurador. ATUALIZAÇÃO DA APÓLICE Atualização de dados do contrato de seguro (risco, valor coberto, prazo de cobertura, etc.) por algum índice pré-determinado na apólice. ACORDO Ajuste de pagamento de indenização num determinado sinistro. Nos seguros de pessoa é vedado o acordo que importe em pagamento reduzido do capital segurado . ABSORÇÃO DE RISCOS Terminologia de seguro/resseguro que indica a forma de distribuição de responsabilidades de riscos, especialmente os grandes riscos, entre o segurador, a seguradora direta, as possíveis cosseguradoras e os resseguradores.
Por isso, o seguro auto foi criado para cobrir prejuízos causados, principalmente, por acidentes de trânsito, além de outras eventualidades. Em casos como esse, há a possibilidade judicial de se pedir uma liminar para que o juiz obrigue a seguradora a realizar imediatamente o pagamento da indenização ou o conserto do carro. Caso sejam instalados acessórios de grande valor ou o carro passe por modificações que visivelmente aumentem seu valor de mercado, sem que a seguradora seja notificada, é possível que ela alegue que o segurado aumentou o risco de furto ou roubo do veículo.
Até porque as cláusulas consideradas complexas e pouco claras, que se apresentem de difícil entendimento, serão interpretadas a favor do consumidor. O Procon-SP alerta para, em caso do contrato assinado fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito de arrependimento no prazo de sete dias, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Para compreender as obrigações e direitos provenientes do contrato de seguro, é importante ter conhecimento das características deste tipo de contrato, por isso, neste tópico faremos breves considerações sobre as características do contrato de seguro.
Na maioria das apólices, a mesma parte é, ao mesmo tempo, o estipulante, o beneficiário e o segurado. Mas, como acabamos de ver, existem casos específicos em que essas partes são representadas por pessoas ou empresas diferentes. Trata-se do beneficiário da apólice, ou seja, a pessoa física ou jurídica que tem o seu interesse segurável e que, na maioria dos casos, contrata o seguro. Ainda, é a pessoa ou empresa cujos interesses são garantidos pela apólice de seguro.
Para isso, é preciso realizar um cadastro simples, que inclui o CNPJ e as informações sobre o contrato — valor, garantia, vigência etc. Existem outros tipos de seguros de carga, que não são obrigatórios, mas que são muito importantes para garantir a proteção dos bens ou mercadorias transportados. Mas antes de tratarmos brevemente sobre cada um, cabe citar que nessa modalidade há apólices que podem ser contratadas por embarcadores e outras por transportadores. Logo, o seguro auto minimiza os prejuízos que essas ocorrências podem causar ao proprietário do veículo e garante a proteção ao seu patrimônio. Dessa forma, ao garantir a indenização, assistência e orientação adequada, ele traz maior tranquilidade e comodidade para lidar com momentos que tendem a ser muito estressantes. Assim, o seguro de vida em grupo é contratado de acordo com as necessidades, o tamanho e as possibilidades financeiras da empresa em questão.
DOENÇA PROFISSIONAL É toda e qualquer deficiência e/ou enfraquecimento da saúde humana, causada por uma exposição contínua a condições inerentes à ocupação de uma pessoa. DERRAME Para fins de seguro, é a perda de líquidos contidos em seus normais contenedores, pelas suas junções ou fissuras, sem que os contentores tenham sofrido danificações de causa externa. O derrame é considerado como uma manifestação de vício próprio, não devendo ser confu...
Seguro MAPFRE Auto
Extensivamente, são as pessoas que adquirem títulos de capitalização pagáveis parceladamente. Planos de Capitalização, Seguro Vida em Gr... PAY AS YOU DRIVE INSURANCE (SEGURO PAGO POR UTILZAÇÃO) Conhecido também como pay as you drive , é um tipo de seguro de automóvel em que os custos de seguro são dependentes do tipo de veículo utilizado, da distância percorrida, do tempo e da região. A precificação desse tipo de seguro acontece em tempo real. ÓRGÃO FISCALIZADOR DE SEGUROS É a Superintendência de Seguros Privados , no que tange ao seguro, ao resseguro, à capitalização e à previdência complementar aberta.
Sobre o Seguro Garantia
No seguro Transportes, é a declaração das coisas postas em risco, com todos os esclarecimentos relativos ao embarque e viagem e especificação da marca, quantid... AVALIAÇÃO É a determinação, na formação do seguro, do valor do objeto a segurar. Na liquidação dos sinistros é a determinação dos prejuízos causados ao risco coberto.
Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V) – danos materiais e danos corporais
A premissa é que todos os segurados com as mesmas características devem possuir ... ENDOSSO É o documento anexado à apólice e expedido pelo segurador, durante a vigência da apólice, pelo qual este e o segurado acordam quanto à alteração de dados, modificam liberty seguros condições ou objetos da apólice ou a transferem a outrem. EMISSÃO DE APÓLICE É o processo pelo qual o segurador prepara a apólice, tornando-a documento que formaliza o contrato de seguro. É também utilizado como referência para o ato final desse processo.
