Como organizar um Mini-mercado
Como organizar um Mini-mercado

Estar presente nelas pode ser uma forma de atingir esse público”, afirma o consultor. Segundo o Sebrae-SP, grande parte das famílias deixou de fazer as tradicionais “compras de mês” nos hipermercados para atender às necessidades do dia a dia com aquisições menores, em mercados de bairro. Esse fenômeno que tem gerado empregos e afetado diretamente setores como a indústria e o agronegócio. Acontece que, ao organizar uma loja pequena, o ambiente deve ser convidativo, para que os consumidores se sintam mais à vontade enquanto permanecem no local. Isso é capaz de gerar mais calma e tranquilidade para que eles possam escolher melhor os produtos que vão adquirir.

O consultor listou quais são os passos a serem dados para quem está pensando em abrir um minimercado. Em seguida, faça a tabulação desses dados e veja quais são aqueles mais vendidos e quais trazem mais rentabilidade para sua loja. Seu esses os produtos que devem ter prioridade e ganhar destaque no seu layout, além de servir como referência na hora de selecionar os outros.

Afinal, se sua empresa produz ou vende produtos, precisa de matéria prima ou os produtos propriamente para vender. Os fornecedores são empresas que precisam ter um bom relacionamento com o empresário. Invista em tecnologia ajuda na organização e melhor administração da sua mercearia. E caso, em algum momento, o caixa não fechar da forma que você gostaria, essa é a melhor ferramenta para saber como reduzir despesas e começar a recuperar a economia do seu negócio.

Para sair de perto dos concorrentes, veja uma distância aceitável dos supermercados e bem perto dos moradores e nem precisa ser na avenida principal. Seus concorrentes são apenas pequenas barracas com variedades e outras mercearias, que podem ser muitas em seu bairro. Você pretende trabalhar com produtos que devem ser conservados em baixas temperaturas, como refrigerante, cerveja, congelados, etc.? Freezer é um investimento que você deve se preocupar, pois a qualidade de alguns dos produtos vendidos depende dele.

Como organizar uma pequena mercearia?

Características de uma mercearia

Não importa se você organizou os produtos bem, chamou a atenção e desenvolveu o interesse de compra. A dica final não está relacionada com a organização dos produtos, mas impacta diretamente na venda dos produtos. Os blocos são verticais de produtos divididas em pequenos “setores”. O segredo é posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.

Plotar geladeira: veja como envelopar em 6 passos simples

Organizar os produtos verticalmente é uma excelente forma de fazer o impacto visual da marca exposta. Além dos conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo, marketing, gestão de pessoas e vendas, você encontrará também ferramentas práticas para você utilizar no dia a dia da sua empresa. Aqui, você encontrará a informação que precisa para sua empresa crescer e dar um UP em suas vendas. Por se tratar de um comércio de bairro, contar com uma rede de apoio local é muito importante.

Dicas para quem quer montar uma pequena mercearia

A disposição dos produtos no interior da sua loja é um ótimo meio de potencializar as suas vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio. Por isso, se você prometeu algo em sua vitrine, sempre tenha a certeza de que aquela mercadoria está disponível em seu estoque, deixando-a em primeiro plano para os clientes. O controle de estoque consegue ajudar na gestão da sua loja, contribuindo para que os empreendedores evitem desperdícios e perdas enquanto melhoram consideravelmente o visual do estabelecimento.

O mais importante na hora de organizar seus produtos para venda é proporcionar uma experiência de compra agradável para seu cliente. Como falamos anteriormente, o bom atendimento é uma das principais chaves de uma mercearia, pois o foco dela são os clientes, e pela localização – em um bairro, é preciso criar boas relações. Essa é uma estratégia interessante e que não depende de muito investimento, pois é possível investir em peças gráficas atraentes com cartazes de produtos com preços interessantes para o consumidor.

Por isso, nós dizemos que existe um “poder” nas gôndolas de um supermercado, o qual pode ser positivo ou negativo, dependendo das estratégias que você utiliza. Estou mandioca prestes abrir um minimercadinho mas tenho começar a funcionar. Para fazer uma boa gestão de fornecedores, é necessário começar já com uma seleção eficiente.